sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma andorinha só não faz verão...

É o que dizem os especialistas. No basquete, um time campeão não pode depender de um único jogador. Pelo menos não se pretende ganhar os anéis ao final da temporada.

Todos parecem concordar que os grandes gênios da bola ao cesto necessitam de outros ao seu lado (Jabar-Magic Johnson; O'Neal-Bryant; Garnett-Allen-Pierce), ou, no mínimo, de valiosos coadjuvantes ou, melhor dizendo, colaboradores (Jordan-Pippen-Rodman-Kerr; Bryant-Gasol-Odom-Fischer).

A partida de hoje entre Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers nos prova isso. As estatísticas, mais ainda.

O desempenho dos coadjuvantes de Los Angeles foi pífio. Gasol, Bynum e Fischer não somaram, juntos, 25 pontos. Ron Artest, o grande reforço da temporada, deixou a quadra com apenas 13.

Já do outro lado, LeBron James (26 pontos) contou com a (calibrada) mão de Mo Willians, que assinalou 28 e sacramentou a vitória da equipe do Leste.

Enquanto o banco de reservas de Cleveland pontuou de 30 vezes, o dos Lakers não ultrapassou a singela marca de 17 pontos.

Nem mesmo os 35 tentos de Kobe Bryant, apesar do vaixo aprovetamento nos arremessos (33%) e dos 4 turnovers, pôde evitar a derrota do time da casa. O melhor jogador de basquete do mundo, aliás, quase nos presenteou com um triple-double natalino.

Os Lakers não podem, em hipótese nenhuma, ficarem dependentes de seu camisa #24, se querem manter o título em Los Angeles. A maior virtude do time, muito embora o desempenho brilhante do craque venha sendo determinante para a equipe, tem sido justamente a saudável distribuição dos pontos e a notável contribuição dos colaboradores do time.

Um comentário:

  1. Felippe,

    Primeiramente, gostaria de lhe agradecer pela informação sobre o Atlético Roraima lá no blog. Não sabia e tenho certeza que vc complementou o post.

    Quanto à NBA, tem razão no que diz sobre os coadjuvantes do Lakers. Agora, estamos na temporada regular ainda. Playoffs são outra coisa. E ali o Lakers cresce. Gasol, por exemplo, está voltando de contusão. Bynum nunca foi regular. E isso prejudicou nesse jogo.

    ResponderExcluir