domingo, 12 de julho de 2009

E ninguém cala......

Esse chororô.

Agora é assim, corrida sim e outra também, o ilustre piloto-com-maior-número-de-grandes-prêmios-na-carreira Rubens Barrichello reclama de alguma coisa. Na Espanha foi a estratégia, que mudaram para Button vencer sem avisá-lo. Agora foi a equipe que "deu show de como se perde uma corrida" [sic] segundo o piloto brasileiro.

Particularmente sou so time dos que acredita que não há complô, conspiração ou nada do gênero contra Rubens. Ele simplesmente não teve a competência necessária para vencer hoje na Alemanha. Fez belíssima largada, que gerou inclusive punição ao posterior vencedor do certame, Webber. Fez também um belo primeiro stint, parando junto com o drive through do australiano.


Na volta dos boxes, o brasileiro ficou atrás de Massa (que merece muitos aplausos pela excelente corrida que fez com a carroça vermelha de Maranello). Rubens tanto reclamou da equipe - que de fato errou no segundo pit com a mangueira de combustível, e o fez perder 5 segundos - mas na hora que precisava andar forte empacou atrás de Felipe. Tinha que ter passado. Se seu carro estava mais rápido, que desse um jeito. Ah, mas a Ferrari tem KERS - dirão alguns. Então que se coloque o KERS na Brawn. Enfim, se o carro estava mais rápido (estima-se que Rubens tenha perdido de 1 a 2 segundos por volta atrás de Massa), tinha que ter passado. A Red Bull quando precisou, passou.

E aí a inversão de posições era natural. Ainda que Barrichello não quisesse, era notório que isso ocorreria. A evolução da equipe austríaca é enorme. Os carros de Vettel e Webber tendem a destruir na segunda metade da temporada, e para Button, qualquer pontinho poderá fazer a diferença. Para a sorte do piloto inglês, o alemão e o aussie parecem estar disputando entre si ainda, e podem dar um respiro ao líder do campeonato.

Barrichello de quebra reclamou mais do que deveria, se queimou e ainda levou um pito do dono do time. Brawn - com muita propriedade - disse que é impossível alguém vencer uma corrida fazendo apenas a XIa. melhor volta. Fato. Disse também que as declarações de Rubens eram de um piloto frustrado. Fato.

É melhor Barrichello parar um pouco de reclamar, andar na frente de seu companheiro e vencer uma corrida. Quem sabe assim ele ganha respeito, tenta de novo no ano que vem, e evita ser mandado embora do time.

Em duas semanas tem corrida na Hungria. Pista travada, estreita, sem pontos de ultrapassagem. A Brawn tem se dado bem nessas condições. Costuma estar calor. Outro ponto para o time amarelo-marca-texto.

Já volto para falar da Davis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário