quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Homens do Apito

Definitivamente não é um ponto no qual o Brasil tem tido destaque nos últimos tempos. Apesar de grandes atuações dos homens do apito tupiniquins, são excessivos os erros crassos e grotescos cometidos por esses homens, que de fato, não são profissionais do apito.

Não falo de impedimentos que só são notados depois de 3 ou 4 replays, ou de bolas que batem na mão de atletas a mais de 70km/h. Estou falando de falta de critério, inversão de faltas e etc.

Não me incomoda um erro de impedimento, ainda que ele contribua para o resultado final do jogo (o São Paulo ontem que o diga, penando com dois gols validados pelo árbitro que eram notadamente irregulares) se ele for apertado. Ouvimos de comentaristas de arbitragem que "o joelho estava à frente do zagueiro, e isso caracteriza impedimento", mas isso é complicadíssimo até para quem está vendo com o auxílio de várias cameras. Eu sempre ouvia que na dúvida, deve-se dar prosseguimento ao lance; na dúvida, pró-gol.

Desse modo, a profissionalização da arbitragem traria benefícios incomparáveis ao futebol. Vou voltar ao jogo entre Inter e São Paulo no Beira-Rio. O trio de arbitragem conseguiu errar nos dois gols do Inter (validando impedimentos muito fáceis) e ainda deu um penalti inexistente para o São Paulo (que Washington perdeu), seria para compensar?

Os juízes não conseguem manter um critério. Falta é falta em qualquer lugar do campo. Cartão amarelo a mesma coisa, e vermelho nem se fala. A compensação é presente em TODOS os momentos, de modo que depois de errar, o juiz erra de novo, criando um efeito dominó, ou uma bola de neve! Cartão para atleta que cai na área é até válido, mas geralmente é apenas para satisfazer a maldita síndrome de pequeno poder, largamente presente na arbitragem.

Mas a culpa não é só deles. É também dos dirigentes da bola que não dão condições adequadas de trabalho a essas pessoas, que fazem dos juizes seus marionetes para atingir seus objetivos, que colocam no árbitro a culpa de seus fracassos, de seus erros, de suas cagadas.

Que se profissionalize a arbitragem. Se temos o melhor futebol do mundo, não tem porque não termos a melhor arbitragem

Um comentário:

  1. Pô não tem nenhum post sobre Handebol!!

    Cadê a análise crítica sobre a situação do esporte universitário no país??

    Acho que o blog deveria ter uma linha editorial mais independente, divorciada dos interesses escusos da grande mídia!

    Abraços!

    ResponderExcluir