sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ronaldo e o Corinthians

Ronaldo já balançou as redes cinco vezes neste campeonato brasileiro. Três contra o Fluminense e mais duas ontem frente ao Sport. Marcou outras três na Copa do Brasil e oito durante o Campeonato Paulista, perfazendo um total de 16 gols. Alguns em jogos decisivos, outros decidindo partidas.

No campeonato brasileiro, o camisa 9 do Corinthians, entrou em campo 5 vezes, o que lhe dá a incrível média de 1 gol por jogo! No geral, ele jogou 24 vezes pelo Corinthians, com os já contabilizados 16 gols (a cada 3 jogos, ele marca em 2!).

O detalhe é que não é apenas Ronaldo que tem jogado bem, mas toda a equipe do Corinthians. Besteiras do treinador à parte, o time encaixou. Os dois atacantes abertos - Jorge Henrique e Dentinho - dão trabalho extremo às defesas adversárias, que, preocupadas com os dianteiros, se esquecem de quem vem de trás: André Santos, Elias, Douglas.

O ataque do Corinthians é muito eficiente, sobretudo por estar resguardado por ótimo sistema defensivo. A dupla de zaga e de volantes são das melhores que jogam hoje no país. Alessandro cumpre papel tático com excelência, e André Santos, sabendo de suas necessidades táticas também fecha na defesa quando preciso.

Dessa forma, com solidez na defesa, o Corinthians consegue atacar com propriedade. A bola chega fácil à frente, e de muitos lados. Pela direita, pela esquerda, pelo meio, por trás dos atacantes. Elias chega à frente, como fez o gol contra o São Paulo no Paulistão. André Santos nem se fala, tanto que chegou à Seleção brasileira por seu potencial ofensivo. Não se pode esquecer que se o negócio apertar, é só jogar a bola para o Fenômeno que ele resolve. Tem resolvido.

Se Douglas parar de amarrar o jogo - não o vejo como tão magistral; ele amarra o jogo, segura contra-ataques e muitas vezes não passa a bola para quem está melhor colocad0 - o Corinthians tem tudo para deslanchar e levar, porque não, o Campeonato Brasileiro também. Só falta completar um pouquinho o elenco (a chegada de Edu é uma excelente soma à equipe), não deixar desmanchar (brilhantes palavras de Elias, que disse que quer ficar), que o Corinthians vai dar trabalho.

Para os times brasileiros, e da América do Sul.

Um comentário:

  1. Deixo aqui o meu profundo pesar, pela saída do Cristian e do André Santos, levados como um pacote único para o Fenerbahçe. A explicação dada pelos jogadores para a transferência foi a possibilidade de uma independência financeira, já que muitas pessoas dependem dos dois. Como sou muito idealista, vejo isso com grande tristeza, porque acredito que os jogadores vão para um clube que apesar de ser o melhor da Turquia, pouco tem de força no futebol europeu. Eu apostaria muito mais na possibilidade de que se eles continuassem atuando brilhantemente no Corinthians poderiam ganhar maior destaque e assim jogar num clube mais expressivo. A ultima entrevista dos dois no Corinthians foi bem emocionante por parte deles e também da minha parte, porque vejo essa saída como um desfalque gigante para um time pronto para brigar pelo titulo, sem contar que não tem ninguem para substitui-los, tendo em vista que não há nenhum lateral esquerdo e o Edu só volta a atuar em agosto, e com certeza não com o mesmo entrosamento que o Cristian. Por fim, como tenho lido a possivel saida do Elias so resta lamentações e um esforço muito maior para acreditar na Triplice Coroa.

    ResponderExcluir