domingo, 12 de julho de 2009

Universiade - O desempenho brasileiro

Infelizmente a televisão brasileira não nos ofereceu a devida cobertura das olimpíadas universitárias, passando praticamente desapercebida por nosso País.

A competição, realizada este ano em Belgrado (Sérvia), iniciou-se no dia 30 de junho, tendo seu final hoje com as disputas de Pólo Aquático e Atletismo.

O desempenho brasileiro nesta edição foi decepcionante, para não dizer pífio. Se em 2005, na Tailândia alcançamos o 29o. posto no quadro geral de medalhas com 10 medalhas (1 ouro - 3 pratas - 6 bronzes), dessa vez subimos 3 degraus mas conquistamos 4 medalhas a menos (2-2-2).

Como se vê pela quantidade de medalhas, a performance de nossos atletas foi consideravelmente mais fraca do que há 2 anos, mesmo que isso tenha representado uma subida no quadro de medalhas pelo ouro a mais.

As medalhas douradas foram conquistadas no Taekwondo, com os já conhecidos Diogo e Natália Silva, ambos com participações em Olimpíadas.

As pratas vieram da Natação, com o recordista mundial (sim, ele não venceu!) dos 50m peito Felipe França, e do Volei Masculino - única modalidade coletiva brasileira a conquistar medalha na competição.

Por fim, os bronzes vieram do Atletismo, com o olímpico Fabiano Peçanha nos 800m e o chorão Moacir Zimmermann na Marcha Atlética de 20km.

Em 2011 (a competição é realizada bianualmente), a Universiade ocorrerá em Shenzen, na China, durante o mês de Agosto. Até lá, a delegação brasileira terá um bom período de preparação, para que obtenham melhores resultados. Além disso, espera-se que a CBDU ofereça melhores condições aos atletas e maior apoio ao esporte universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário